Aba 1

o bambu

Bambu é o nome que se dá a todas as plantas da sub-família Bambusoidae . Esta sub-família faz parte da família das gramíneas (Poaceae ou Gramínea), ou seja, é da mesma família que a grama, o trigo e o arroz.

No mundo existe mais de 1200 espécies espalhadas pela Ásia, Oceania, África e Américas. O único continente onde o bambu não ocorre naturalmente é o europeu. Depois da Ásia, a América do Sul é o continente com maior número de espécies nativas (cerca de 450). No Brasil já foram identificadas cerca de 200 espécies nativas de bambu, que ocorrem no norte e sul do país.

Aba 1

sua utilidade

Quando se pensa na utilidade do bambu, quase sempre o que vem à mente são peças de artesanato ou móveis de conceito rústico. Mas a planta serve para isso e muito, muito mais. Não é à toa que os chineses descobriram as suas mil e uma utilidades há mais de 5 mil anos.

Versátil, resistente, abundante e ecologicamente correto, o bambu tem potencial para ser cultivado em larga escala no Brasil, servindo como fonte de biomassa na geração de energia e como matéria-prima da construção civil. "Os chineses, aliás, é o povo que melhor aproveita o potencial da planta. Além de ser comida de panda, o bambu serve para a alimentação humana (consumo do broto e faz-se aguardente, vinho e cerveja a partir dele), além de ser usado na geração de energia térmica e elétrica e para construir verdadeiras obras-primas da construção civil.

Suas utilidades abastecem diversos setores da economia e da sobrevivência humana, através da alimentação, da produção do álcool, celulose, reflorestamento, artesanato, decoração, movelaria, estruturas, construções, entre outras coisas.

o mercado

O mercado de bambu ainda está engatinhando no Brasil, apesar disto, segundo o Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu, Guilherme Korte, a maior plantação de bambu comercial do mundo encontra-se no país.

Por ser uma planta perene, de rápido crescimento e de fácil regeneração, a produção de bambu pode continuar por mais de 30 anos, sem o plantio de novas mudas, apenas com a propagação natural.


atuação do bambu no
mercado brasileiro

O mercado brasileiro de bambu é muito amplo, esta gramínea capaz de se adaptar com grande facilidade a climas tropicais e subtropicais, possui muitas aplicações comerciais, como:

Combustível - uso do cavaco para biomassa para a geração de enegria, aquecimento de caldeiras, fornos de siderúrgicas, cerâmicas e gessarias, devido à rápida perda de umidade.
Construção Civil e Arquitetura
Agronegócio.
Utensílios em Geral.
Alimentos:
brotos,vinhos e licores.
Bambu Para Carvão.
Fabricação
 - Celulose e Papel, Álcool, Amido, Carvão, Tecido de Viscose, Entre Outros.